O Cartolinha - L Cartolica
Pesquisa

Paisagens geológicas em Sendim - Saída de Campo
Por Isaura Peres (Professora), em 2015/11/211269 leram | 0 comentários | 179 gostam
Para concretizar alguns objetivos do programa de Ciências Naturais, no dia 9 de novembro, fomos explorar algumas paisagens geológicas de Sendim.
Thomas Afonso e Oceana Fernandes
7ºA Sendim

Dia 9 de novembro, pelas 9 horas, nós, os alunos do 7ºA de Sendim, acompanhados pela professora de Ciências Naturais, Isaura Peres, e pelo auxiliar Fernando Pires, realizamos uma saída de campo a alguns locais da região, para observar e interpretar paisagens geológicas e conhecer melhor as rochas da região.
O percurso foi feito a pé e a primeira paragem foi no local conhecido por “Barreiro”. Aí tivemos que nos localizar no mapa, assinalar o percurso da escola até ao local e indicar a altitude a que nos encontrávamos com base na carta topográfica. De seguida observamos a paisagem envolvente. O “Barreiro” é uma grande depressão resultante da atividade de extração de argila para a indústria cerâmica, atualmente em abandono. No local, caracterizamos o tipo de rocha existente. A argila é uma rocha sedimentar detrítica de grão fino, com cor avermelhada e de idade Cenozoica, das mais jovens da região, de acordo com a carta geológica.
Continuando o percurso previamente determinado, passamos na antiga estação de caminho-de-ferro. As instalações foram recentemente recuperadas, mas ainda não estão a ter qualquer tipo de uso. A rocha utilizada na construção destas instalações é o granito, uma rocha magmática, bem diferente da que observamos mesmo ao lado no Barreiro.
Para a paragem seguinte andamos um pouco mais, lado a lado com o IC5, até ao local conhecido por “Penhas Cavalo”. Quando chegamos lá compreendemos o porquê do nome. Aqui existe um enorme conjunto de caos de blocos graníticos cujas formas arredondadas fazem lembrar os lombos de cavalos. Estas formas rochosas resultam da ação erosiva da água que circula pelas diáclases do granito. Deste local conseguimos avistar o extenso Planalto Mirandês destacando-se, ao longe, a Serra da Castanheira com os seus aerogeradores, que permitem aproveitar a energia eólica.
 Assim terminou a nossa saída de campo e regressamos à escola.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário