O Cartolinha - L Cartolica
Pesquisa

Minerais em Miranda do Douro
Por António Rodrigues (Professor), em 2018/12/01718 leram | 0 comentários | 133 gostam
POR ALUNOS DO 10.ºA

No passado dia 8 de outubro, nós, os alunos do 10.ºA da Escola Secundária de Miranda do Douro, acompanhados pela professora Carla Martins, visitámos, no âmbito da disciplina de Geologia, duas exposições.
As exposições, que foram produzidas pelo Museu de Geologia da UTAD, estiveram patentes uma no Arquivo e outra na Biblioteca Municipal, abordando como temas principais as Rochas e os Minerais.
Em primeiro lugar, e após uma breve visita guiada ao local, visitámos a exposição do Arquivo Municipal - “O Micromundo das Rochas e Minerais” - na qual nos foi possível observar, primeiro a olho nu e depois no microscópio petrográfico, diferentes rochas e minerais. As paredes da sala encontravam-se repletas de várias microfotografias das rochas em questão que, pelas imagens únicas e cores vibrantes, lembravam uma verdadeira exposição de arte.
De seguida, visitámos a exposição “O Mundo dos Minerais em Selos”, patente na Biblioteca Municipal. Esta apresenta como base o estudo efetuado pelo geólogo Frederico Borges e a sua coleção, constituída por 464 de selos, originários de todo o mundo, relacionados com minerais e as suas utilizações. A mostra encontra-se dividida em vários temas, começando por introduzir o conceito de mineral e terminando com as diversas formas de os explorar. Ganhamos consciência da importância das rochas e dos seus constituintes depois de observar as suas inúmeras utilizações atuais, que vão desde peças de joalharia a comprimidos e pastas de dentes.

Alguns alunos deram a sua a sua opinião sobre estas exposições:
  “Adorei! Achei as exposições muito interessantes, mesmo para quem não saiba grande coisa sobre rochas e minerais, sobretudo a magnifica coleção de selos expostas na Biblioteca Municipal.”
“Adorei ver rochas ao microscópio. Era uma coisa que nunca tinha feito antes e achei muito interessante.”
"Depois de esclarecidos, voltámos para a escola com novos conhecimentos, adquiridos de forma ativa e cativante, bem como motivados para aprender mais acerca do assunto.
“Foi uma experiência bastante enriquecedora e educativa, que nos permitiu conhecer um pouco melhor o meio ambiente.”

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário