O Cartolinha - L Cartolica
Pesquisa

Visita de Estudo ao IPB
Por António Rodrigues (Professor), em 2018/12/011378 leram | 0 comentários | 138 gostam
POR THOMAS AFONSO

Dia 20 de novembro, nós, os alunos dos 10.ºA e 11.ºA de Miranda do Douro, juntamente com as professoras Carla Teixeira Martins e Fátima Raposo, fizemos uma visita de estudo ao Instituto Politécnico de Bragança.
A visita realizou-se no âmbito da Semana da Ciência e da Tecnologia.
A partida teve lugar às 9:00 horas da manhã, junto da escola Básica e Secundária de Miranda do Douro, estando prevista a viagem por mais de 1 hora de trajeto até chegarmos a Bragança. Durante a viagem, houve tempo para dormir, conversar e ouvir música.
O autocarro deixou-nos junto à Escola Superior de Enfermagem de Bragança. Fomos recebidos por uma docente da instituição, que nos ofereceu um saco que continha informação sobre o IPB e uma caneta. A seguir, dirigimo-nos para o laboratório a fim de realizar a primeira atividade.
Nesta atividade, intitulada “Vem preparar um creme, um batom e uma máscara esfoliante”, pudemos visualizar e aprender como se faz uma máscara esfoliante de argila, um creme hidratante para as mãos e um creme hidratante para os lábios.
De seguida, dirigimo-nos para a seguinte atividade - “Aditivos alimentares: vem descodificar o código E” - no Centro de Investigação de Montanha que se localiza na Escola Superior Agrária. Nesta atividade percebemos, realizando jogos, o quão maus são os aditivos e corantes artificias para a saúde. As técnicas que nos receberam informaram-nos que estão a efetuar estudos para encontrar corantes naturais provenientes de plantas existentes na região para substituírem os corantes artificiais na industria alimentar.
Posteriormente, fomos almoçar na cantina do IPB, por volta das 12:30. Quando acabámos, por volta das 13:00, fomos ao McDonald’s, degustar um gelado. Por volta das 13:45, dirigimo-nos de novo ao IPB para assistir à terceira atividade, denominada “A física da água e de outros líquidos”, no laboratório florestal, onde nos foram explicadas algumas propriedades da água e de outros líquidos.
Logo após, dirigimo-nos para a 4.ª e última atividade, intitulada “Robótica Colaborativa e Inteligente”, no CeDRI-L2I (ESTIG). Nesta atividade, foi-nos explicado como funcionavam os robós expostos e a sua utilidade na sociedade moderna. Um destes robós conseguia resolver o problema de Torre de Hanoi sem dificuldade nenhuma.
Por fim, por volta das 16:15, entramos novamente para o autocarro, agora para fazer o percurso de volta para a escola.
Como comentário final, é obrigatório dizer que esta visita de estudo foi bastante interessante, tendo os seus objetivos sido cumpridos integralmente. Ficámos a conhecer melhor o IPB de Bragança, participámos em atividades experimentais em laboratórios inovadores e ficámos com novas perspetivas para o prosseguimento de estudos.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário