O Cartolinha - L Cartolica
Pesquisa

O padeiro veio à Biblioteca
Por António Rodrigues (Professor), em 2015/10/281431 leram | 1 comentários | 184 gostam
Os alunos dos 2º e 3º anos de escolaridade da EB de Sendim receberam, na Biblioteca Escolar, no dia 21 de outubro, a visita do Sr. Eurico Martins, padeiro de profissão.
A equipa da Biblioteca Escolar da EB de Sendim

  No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Alimentação, e na sequência da exploração do conto tradicional “O Caldo de Pedra”, os alunos dos 2º e 3º anos de escolaridade da EB de Sendim receberam, na Biblioteca Escolar, no dia 21 de outubro, a visita do Sr. Eurico Martins, padeiro de profissão, que gentilmente acedeu ao convite feito e veio falar do que faz.
 Feitas as apresentações tentou, de uma forma muito simples, responder às inúmeras questões, colocadas pelos alunos que, atentamente, ouviram as suas explicações.
Obviamente, que a primeira pergunta feita foi…
Como se faz o pão?
       - Penso que a maioria deve saber como se faz e os ingredientes que leva, mas para quem não sabe … junta-se a farinha, o fermento, o sal e a água em quantidades suficientes para fazer uma fornada, amassa-se tudo muito bem e em seguida coloca-se a massa a levedar, como se diz na nossa terra a “dormir”, e, quando estiver “desperta”, molda-se consoante o que queremos fazer (pão de 1Kg, 2Kg, de forma, baguete., …) e vai ao forno a lenha para cozer.
E a essa juntaram-se outras …
       Quanto tempo de cozedura tem o pão?
- Isso depende do peso e do tamanho do pão, se for um bijou leva uns 12 minutos mas um pão de quilo pode levar cerca de 50 minutos a cozer.
Que tipo de forno utiliza?
- Normalmente, o forno a lenha é o que utilizamos, mas também podemos usar o forno elétrico O tempo de cozedura é o mesmo tanto num como no outro.
Que tipos de pão costumam fazer na sua padaria?
- O que mais fazemos é pão de trigo, que é muito branquinho com diversos tamanhos, mas também fazemos pão integral, com mistura de centeio, que é mais escuro e o mais consumido nas escolas. Na nossa região, consome-se muito o pão de trigo.
O pão integral faz-se da mesma maneira que o pão normal (trigo)?
- Sim, ambos se fazem da mesma maneira, mas sabem que o integral é mais saudável.
A que horas se levanta? Quantas horas trabalha por dia?
Muito cedo, todos os dias me levanto às 3h da manhã, para os meninos terem o pão em casa e na escola à hora do pequeno-almoço. Quanto às horas de trabalho, isso depende do serviço, das 3:30h da manhã até ao meio dia fazemos o pão e durante a tarde é distribuído pelos estabelecimentos comerciais. O pão é feito na padaria em Palaçoulo e depois é distribuído por todo o concelho. Ao todo são 27 aldeias, a vila de Sendim e a cidade de Miranda do Douro.
Porque é que os padeiros trazem um fato branco?
       O fato branco chama-se “farda” e a lei obriga todas as pessoas que trabalham numa padaria a usar uma farda branca porque é mais fácil ver-se a sujidade. Sabem que, por dia, chego a mudar três vezes de farda! Eu uso duas fardas, a da distribuição, que é a que trago agora, e a da produção que é igual a esta, mas tem uma touca para usar quando amasso o pão.
Como sabemos se não há micróbios na farinha e nas instalações da padaria?
- A higienização é muito importante: se as instalações estiverem sujas e desarrumadas e se os sacos de farinha não estiverem devidamente acondicionados, é provável que haja contaminação, isto quer dizer que os micróbios podem aparecer. Por isso, somos obrigados a fazer análises periódicas e os ingredientes e utensílios usados têm que estar em perfeitas condições.
Como se transporta o pão?
- O transporte do pão é feito em carrinhas equipadas para o efeito, com normas específicas, por exemplo, todas têm que ter um estrado onde se colocam os cestos que transportam o pão, estes não podem estar em contacto com o chão pois podem apanhar humidade, sujidade e até bactérias que prejudicam a nossa saúde.

Queremos agradecer a todos os que contribuíram para a realização desta atividade, especialmente ao Sr. Eurico Martins pelo seu testemunho e disponibilidade.

Mais Imagens:

Comentários
Por Ana Martins (Professora), em 2016/11/07
Olá, papá! Apareceste no jornal da escola...
Parabéns!!!!
Espero voltar a ver-te no jornal da escola!
bjs. da tua filha.

Escreva o seu Comentário