O Cartolinha - L Cartolica
Pesquisa

O veterinário foi à escola!
Por António Rodrigues (Professor), em 2015/11/031106 leram | 0 comentários | 198 gostam
No dia 9 de outubro, a Biblioteca Escolar da EB1 de Miranda do Douro agendou um encontro entre os alunos das turmas A e B do 2º ano e a Drª Ágata, médica veterinária.
ELISABETE BARROSA

No passado mês de outubro, dia 9, depois da exploração da “História do Gato e do Rato que se tornaram amigos”, de Luís Sepúlveda, a Biblioteca Escolar da EB1 de Miranda do Douro agendou um encontro entre os alunos das turmas A e B do 2º ano e a Drª Ágata, médica veterinária, que trouxe muitas respostas em relação ao cuidado a ter com os animais de estimação.
 
Ágata Lisa Madureira Martins é Médica Veterinária. Especializou-se na área de inspeção de produtos de origem animal. Atualmente, trabalha no Parque Biológico de Vinhais, onde costuma acompanhar grupos de crianças em várias atividades.

- O que é um veterinário?
Um Veterinário é um médico que cuida do bem-estar dos animais.

- Como é ser veterinária? É divertido? Porque escolheu esta profissão?
Ser Médica Veterinária engloba alguns riscos porque nem sempre os animais são previsíveis, mas é uma profissão muito gratificante.

- Com que idade se dá a primeira vacina aos cães e aos gatos?
A primeira vacina é a das doenças, deve ser administrada quando o cachorro tiver 6 semanas de idade e a revacinação terá que ser efetuada por volta das 10 semanas de idade. A vacina da Raiva é a única obrigatória por lei a partir dos 6 meses de idade e atualmente só é obrigatória ser administrada de três em três anos.
Os gatinhos dever ser vacinados com 2 meses de idade e faz se a revacinação passados 15 dias após a toma da primeira vacina.

- Os cães também mudam os dentinhos?
Sim, os cães mudam os dentinhos por volta dos três meses de idade.

- É verdade que os cães veem tudo a preto e branco?
Os cães veem o mundo de maneira bem diferente da nossa. De certo modo, é como se eles estivessem a viver num mundo paralelo.
Eles possuem um olfato, audição e o cheiro mais apurado que o ser humano por isso não precisam de ter a visão muito apurada. Os cientistas ao longo dos anos concluiram que os cães não diferenciam as cores.

- Como é que sabe que os cães estão doentes?
Tal como as crianças, um animal está doente quando não dá ao rabo quando vê o seu dono, quando não come, apresenta uma postura de moleza, tristeza.

- Diga-nos alguns nomes de doenças dos cães?
Existem algumas doenças que afetam especialmente os cães. Depende da raça, da idade e de alguns fatores ambientais. Alguns nomes são: Coronavírus, Dermatofitose, Esgana, Giardíase, Hepatite viral canina, Leishmaniose, Leptospirose, Parvovirose, etc…

- Qual é a doença que mata mais os cães?
Parvovirose canina, quando o animal ainda é muito jovem.

- Quais são os animais que precisam de ser cuidados com mais atenção?
As aves, são animais muito frágeis, requerem muito mais atenção, mas tudo depende da causa da doença.

- Também trata de tartarugas pequenas?
Sim, são animais que adquirem alguns fungos no plastrão que é preciso tratar.

- Que animal já tratou mais vezes?
As aves e a seguir o ouriço-cacheiro, que é comum apresentarem parasitas externos.

- Qual é o seu animal preferido? Gostas mais de animais pequenos ou grandes?
O meu é o cão. Gosto mais de animais de pequeno porte.

- Obrigado pela sua presença!!
Muito obrigada em meu nome e em nome do Parque Biológico de Vinhais, obrigada pelo convite e um agradecimento especial à professora Elisabete. Espero que tenham gostado e que tenham aprendido alguma coisa de novo. Bem hajam!

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário