O Cartolinha - L Cartolica
Pesquisa

Projeto “Ls Mielgos” no Centro Adriano Moreira
Por António Rodrigues (Professor), em 2012/09/303690 leram | 0 comentários | 1189 gostam
Professor Manuel Ferreira expõe, em Bragança, aguarelas interpretadas por textos de Amadeu Ferreira e musicadas por João Cardona.
No passado sábado, dia 29 de setembro, foi inaugurado em Bragança, no Centro Cultural Municipal Adriano Moreira, um projeto expositivo que inclui pintura, literatura e música, da autoria do professor/pintor Manuel Ferreira (Manuol Bandarra), do escritor Amadeu Ferreira (Francisco Niebro) e do músico João Cardona (João Bandarra).
O projeto, que existe já há algum tempo na blogosfera (http://lsmielgos.blogspot.pt), nasceu das aguarelas de Manuel Ferreira, professor do nosso Agrupamento de Escolas, e teve o impulso vital quando o seu irmão, o escritor Amadeu Ferreira, decidiu interpretar e descrever as pinturas. Como diz José Saramago, na obra “Manual de Pintura e Caligrafia”, a pintura e as letras são irmãs legítimas, “duas ciências que, apartada uma da outra, nenhuma delas fica perfeita”. Estavam, assim, juntas “as irmãs”, mais que legítimas: “mielgas”. Finalmente, o filho de Amadeu Ferreira, João Cardona, decidiu juntar-se com a sua arte aos artistas e o resultado é o que se pode ver, ler e ouvir, nos próximos tempos, no Centro Cultural de Bragança, na sala Luís de Camões.
Esta “homenagem à cultura mirandesa, concretizada em três vertentes artísticas”, como refere, no prefácio do catálogo da exposição, o presidente da Câmara Municipal de Bragança, Dr. António Jorge Nunes, que proferiu também o discurso inicial, foi inaugurada na presença de familiares e amigos, que facilmente identificam nas cores e nas palavras traços da nossa identidade mirandesa e transmontana. E, porque ser mirandês, na essência, é, também, ser português, ser europeu e, enfim, cidadão do mundo, uma vez que, afinal “todos somos mielgos na eisséncia houmana”, espera-se que muitos visitem esta exposição.
Ficamos à espera de uma iniciativa semelhante por terras de Miranda.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário