O Cartolinha - L Cartolica
Pesquisa

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
Por Maria Rita Dias (Professora), em 2017/12/12836 leram | 0 comentários | 180 gostam
Na semana de 27 a 30 de novembro, no Agrupamento de Escolas, foram realizadas várias iniciativas para assinalar o dia 3 de dezembro
Na semana de 27 a 30 de novembro, assinalou-se, no Agrupamento, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. O Núcleo de Educação Especial fez questão de o assinalar com a realização de atividades adaptadas às turmas do 1.º Ciclo das escolas de Miranda do Douro, Sendim e Palaçoulo.
Depois de sensibilizados para esta problemática, os alunos participaram com entusiasmo no Jogo de Sensações intitulado “E se fosse contigo?...”, o que lhes permitiu expressarem-se livremente nesta atividade de silêncio e de introspeção.
    Também os 2.º e 3.º ciclos deram o seu contributo com a elaboração de cartazes e ainda com a representação de um teatro, “Meninos de Todas as Cores”, pelo 4.ºA/3.ºB, 5.º A e 5.º B de Miranda do Douro.
    O principal objetivo destas atividades foi sensibilizar os alunos envolvidos para a existência de pessoas que, nas suas diferenças, são especiais.
Esperemos que estas atividades tenham contribuído para uma reflexão acerca desta temática, assim como para alertar a comunidade educativa para uma maior compreensão dos assuntos respeitantes às pessoas portadoras de deficiência.
Todos os trabalhos realizados foram expostos no polivalente de cada uma das escolas envolvidas.
Aqui deixamos um registo feito pelos alunos do 5º A:



                            Meninos de todas as cores
"No dia 28 de novembro, na aula de Português, tivemos uma surpresa…
Bateram à porta o nosso colega João Pedro e a professora Rita. Traziam consigo um pequenino teatro de marionetas. Não percebíamos muito bem o que ia acontecer!...
O João Pedro pediu para ligar o projetor, colocou o “teatrinho” sobre uma mesa e a história começou.
A professora Rita lia e o João, com as suas marionetas, representava. Ouvimos e vimos a história adaptada “Meninos de todas as cores” de Luísa Ducla Soares, no âmbito do dia Internacional da Pessoa com Deficiência.
Tanto o cenário como as marionetas foram elaborados, manualmente, pelo nosso colega e por outros meninos que frequentam a sala 24, com ajuda da professora da Educação Especial.
Adorámos a surpresa!...
No final, a professora Elisabete perguntou quem queria representar o texto e não faltaram candidatos."


Comentários

Escreva o seu Comentário