O Cartolinha - L Cartolica
Pesquisa

A diferença existe
Por Maria Rita Dias (Professora), em 2012/12/111331 leram | 0 comentários | 285 gostam
Núcleo de educação especial e biblioteca escolar do Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro promoveram concurso de cartazes para assinalar o dia internacional da pessoa com deficiência.
(Com alunos dos 2.º e 3.º A/B e professora Albertina Amado)


Este ano, para assinalar o dia internacional da pessoa com deficiência, as turmas A e B dos 3.º e 2.º anos aderiram com entusiasmo ao concurso de cartazes que lhes foi proposto pela professora de educação especial e pela coordenadora da biblioteca escolar: “Sou diferente…e?”.
Depois de a nossa professora ter lido e explicado o regulamento do concurso, foi com empenho e entusiasmo que, com uma ajudinha preciosa dos nossos pais, fizemos o T.P.C.: cartazes muito bonitos que foram expostos na biblioteca da nossa escola e que podem servir, esperamos nós, para alertar para os direitos das pessoas com deficiência.
Na sala de aula e, no âmbito do Português, realizámos um texto coletivo, escrevendo no quadro frases alusivas à problemática das diferenças.
Talvez tu gostes de ler as nossas frases e, por isso, aqui as deixamos:
“O mundo é colorido porque existe a diferença”;
“Devemos respeitar os direitos de todas as pessoas”;
“Discriminar as pessoas com deficiência é um ato a evitar”;
“Devemos estar disponíveis para ajudar aqueles que têm mais dificuldades no seu dia a dia”;
“Nós recebemos todos os meninos que chegam à nossa escola e à nossa turma de braços abertos”;
“Ao fazer o cartaz, senti muito amor no meu coração. Queria, com este simples desenho e umas palavrinhas bonitas, poder mudar a forma de pensar e de agir de algumas pessoas”;
“Toda a gente cabe no mundo porque ele é muito grande!...”.
Foi um trabalho de escrita como tantos outros, mas que nos fez pensar um pouco de forma diferente. Estávamos motivados e empenhados. Queríamos dar um contributo precioso para “colorir” o quadro com frases que pudessem ser de amizade, de respeito e de amor por todos aqueles a quem a diferença se fez mais notada que a nossa.


Comentários

Escreva o seu Comentário