O Cartolinha - L Cartolica
Pesquisa

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
Por Maria Rita Dias (Professora), em 2013/12/171115 leram | 0 comentários | 242 gostam
Os valores da inclusão, da amizade e da igualdade de oportunidades estão presentes na nossa escola
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
Teve lugar, no dia 3 de dezembro, a celebração do dia internacional da pessoa com deficiência.
Os departamentos de Expressões e de Ciências Sociais e Humanas, conjuntamente com a biblioteca escolar e o SPO, compreendendo a importância e o alcance desta causa, juntaram esforços para que a semana de dois a seis de dezembro estimulasse diferentes sensibilidades, despertasse as consciências mais adormecidas e promovesse, de alguma forma, os direitos das pessoas com deficiência.
Os valores da inclusão, da amizade e da igualdade de oportunidades estiveram presentes no filme “Amigos Improváveis” que os alunos do 10º D visionaram na biblioteca, no âmbito da disciplina de Técnicas de Acolhimento e de Animação. Tanto a professora da disciplina como a professora de educação especial, ao longo do filme foram alertando para aspetos importantes, muitas vezes ignorados e até mesmo tabu, para pessoas com deficiência, nomeadamente o direito à felicidade, à afetividade e à sexualidade, entre outros.
Os alunos do e 9º ano, com ajuda da professora de E.V, deram o seu contributo na divulgação da data, com a elaboração do cartaz “Caminhada da Vida” que expuseram no bloco de aulas. Também os alunos de 8º ano quiseram ajudar, pintando as letras do mural que ficou exposto na biblioteca para que os colegas de 5º e 6º anos e outros elementos da comunidade educativa, num ato simbólico de inclusão, deixassem a sua mensagem num coração gigante. Para esta atividade tivemos a ajuda preciosa das professoras de E.V.T e de educação especial e de um aluno com necessidades educativas especiais que fizeram muitos, muitos corações.
Para além da alegria e vivacidade expressas no coração gigante são os testemunhos que marcam as diferenças pessoais para sentimentos comuns. Aqui deixamos alguns exemplos: “A diferença é uma coisa natural que deve ser tratada com respeito”; “Diga não à segregação”; Somos todos muito importantes”; “Força é que é preciso”; ”Sabe bem ajudar os meus amigos” “Uma escola com pessoas diferentes é mais unida”; Diferença não é um defeito”; “ Que haja felicidade em cada coração”.
Sendo a música arte, cultura e, para alunos com necessidades educativas especiais, magia, a semana não podia terminar sem um momento musical. Aconteceu no dia 4 pelas 10.30 horas no polivalente da escola, com a atuação dos alunos de 5º e 6º anos sob a orientação do professor de Educação Musical com a canção “Cura o Mundo”.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário