O Cartolinha - L Cartolica
Pesquisa

Dia internacional da Pessoa com Deficiência 2014
Por Maria Rita Dias (Professora), em 2014/12/09900 leram | 0 comentários | 218 gostam
O nosso Agrupamento assinala o dia internacional da pessoa com deficiência através de várias iniciativas.
No nosso Agrupamento assinalou-se o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência com várias iniciativas.
Algumas turmas dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos de Sendim e de Miranda e os alunos que frequentam o apoio especializado, sensibilizados para a temática da diferença e compreendendo a importância da construção de uma escola cada vez mais inclusiva, uniram esforços para que os valores da inclusão, da amizade, do respeito, da igualdade de oportunidades e outros, permaneçam presentes no nosso dia a dia.
No âmbito da disciplina de psicologia e em cooperação com a psicóloga escolar, os alunos do 9.º C assistiram ao filme “Amigos Improváveis”, que serviu de motivação para a realização jogos de comunicação e de alerta para os direitos humanos, muitas vezes ignorados, designadamente o direito à felicidade, à afetividade, à individualidade e à sexualidade das pessoas com deficiência. Os mesmos alunos, no âmbito da disciplina de geografia, realizaram pesquisas e recolheram frases de vários autores que serviram de mote para a reflexão, debate de ideias e elaboração de bandeirinhas que colocaram nas sandes dos buffets da escola.
Dando um colorido especial aos blocos de aulas, foram elaborados e expostos, pelos alunos dos 7.º, 8.º e 9.º anos, com ajuda da professora de E.V, cartazes alusivos à efeméride. Também os alunos do apoio especializado quiseram pincelar a biblioteca com um recorte de cores expondo a base do mural “Dou a Minha Mão pelo(a)/por…”, onde os colegas do 6.º A e todos os elementos da comunidade educativa, que assim entenderam, deixaram mensagens de afeto, amizade, solidariedade, respeito, aceitação, igualdade, etc…
Num trabalho colaborativo e de partilha com a biblioteca escolar, a turma do 6.º B, na aula de português, pensou e redigiu as frases impressas nos marcadores que foram distribuídos aos visitantes da feira do livro. O professor de Educação Musical e os alunos dos 5.º e 6.º abrilhantaram com o “Hino da Alegria” a abertura da Feira do Livro, num reconhecimento especial ao dia internacional da pessoa com deficiência.
Depois de fazermos um resumo de algumas atividades realizadas no nosso Agrupamento, e como momento reflexivo, deixamos um poema do 6.ºB.
As minhas sensações
Todos acham uma aflição
Porque eu tenho uma incapacidade,
Mas isso não quer dizer
Que eu não tenha curiosidade!
Quando ando pela rua
Tenho medo de caminhar,
Mas quando estão à minha volta
Fazem-me acreditar.
Posso ser diferente
Mas por dentro sou igual,
Tenho direito à amizade
Como um amigo normal.
Toda a gente tem
Alguma dificuldade
Mas Todos têm
Direito à Igualdade…
(Escrito por: Helena, Filipa e Rodrigo)

E assim se assinalou, no nosso Agrupamento, mais um dia 3 de dezembro.


   

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário